Por Jonathan Reis
O Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS) realizou no último dia 15 mais um encontro de socialização do conhecimento com alunos da Escola Estadual Haydée Mello Rostirolla, localizada no bairro Feitoria, em São Leopoldo.
Na oportunidade, os alunos assistiram ao curta-metragem produzido pelo Intervozes “Levante Sua Voz”, que retrata a concentração dos meios de comunicação existentes no Brasil. Através dessa proposta, os pesquisadores motivaram os estudantes para a reflexão sobre a liberdade de expressão, relacionando o conteúdo apresentado com fatos atuais que demonstram as relações entre mídia e sociedade.
Na seqüência da atividade, os discentes conheceram a mídia independente, assistindo a vídeos alternativos distribuídos através do site do Centro de Mídia Independente (CMI). Esses conteúdos foram centro de debates, onde todos contribuíram com idéias que podem ser desenvolvidas para uma comunicação mais plural.
Os alunos mostraram-se cientes quanto às influências da mídia na sociedade, relacionando a midiatização com o consumo de produtos, o padrão de beleza, a falsa realidade das telenovelas, as estratégias dos oligopólios e a sensibilização.
Os problemas sociais do bairro Feitoria também foram foco das discussões. Idéias como a maior democratização da comunicação foram trabalhadas de forma a ajudar na solução das dificuldades apresentadas. Mídias como jornais comunitários, blogs na internet, palestras e a busca por informações em vários veículos foram algumas das sugestões dos estudantes para uma comunicação mais plural.
O Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS) realizou no último dia 15 mais um encontro de socialização do conhecimento com alunos da Escola Estadual Haydée Mello Rostirolla, localizada no bairro Feitoria, em São Leopoldo.
Na oportunidade, os alunos assistiram ao curta-metragem produzido pelo Intervozes “Levante Sua Voz”, que retrata a concentração dos meios de comunicação existentes no Brasil. Através dessa proposta, os pesquisadores motivaram os estudantes para a reflexão sobre a liberdade de expressão, relacionando o conteúdo apresentado com fatos atuais que demonstram as relações entre mídia e sociedade.
Na seqüência da atividade, os discentes conheceram a mídia independente, assistindo a vídeos alternativos distribuídos através do site do Centro de Mídia Independente (CMI). Esses conteúdos foram centro de debates, onde todos contribuíram com idéias que podem ser desenvolvidas para uma comunicação mais plural.
Os alunos mostraram-se cientes quanto às influências da mídia na sociedade, relacionando a midiatização com o consumo de produtos, o padrão de beleza, a falsa realidade das telenovelas, as estratégias dos oligopólios e a sensibilização.
Os problemas sociais do bairro Feitoria também foram foco das discussões. Idéias como a maior democratização da comunicação foram trabalhadas de forma a ajudar na solução das dificuldades apresentadas. Mídias como jornais comunitários, blogs na internet, palestras e a busca por informações em vários veículos foram algumas das sugestões dos estudantes para uma comunicação mais plural.
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